Na última quinta-feira, 08, os alunos dos 7º e 9º termos do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), participaram da palestra sobre Conciliação, Mediação e funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), proferida pela excelentíssima da Comarca de Adamantina, Dra. Ruth Duarte Menegatti.

A Magistrada, resgatando os conceitos e os Princípios relacionados com Conciliação e Mediação, explicou para os alunos a importância dessa nova visão de solução pacífica, rápida e eficaz de conflitos. Menegatti realizou uma dinâmica com os alunos, apresentando situações de conflitos comuns na sociedade para que os discentes pudessem participar e encontrar a solução jurídica mais adequada.

Durante o evento, a juíza ressaltou o respeito que deve existir em todos os atendimentos realizados, lembrando que quando as pessoas procuram uma solução jurídica para o seu problema, seja qual for, é porque enfrentam uma situação difícil, merecendo atenção e apoio do profissional da área jurídica.

A Palestra

A palestra é uma atividade de extensão do Curso de Direito e tem como objetivo, preparar os discentes para a participação nas audiências do CEJUSC, com o fim de que haja melhor aproveitamento acadêmico por parte dos alunos.

A atividade contou com a participação da Prof.ª Dra. Fernanda Stefani  Butarelo, coordenadora de projetos de extensão na área de humanas da UniFAI, e da Prof.ª Me. Mariângela Conceição Vicente Bergamini de Castro, responsável pelas atividades dos alunos de Direito junto ao CEJUSC, sempre com apoio e incentivo do coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Segundo Butarelo, a parceria entre a UniFAI e o CEJUSC é um instrumento importante para a formação dos alunos do curso de Direito. “Os alunos têm a oportunidade de participar do atendimento à comunidade, vivenciando as práticas de conciliação e mediação. Agradecemos a todos os representantes do Poder Judiciário local pela parceria e ressaltamos a importância da palestra ministrada pela Dra. Ruth Duarte Menegatti, pois a sua notável experiência na Magistratura certamente contribui para a formação dos alunos nessa área” destacou.

O CEJUSC

O CEJUSC foi implantado em Adamantina em 2015 e a UNIFAI mantém Convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, permitindo que os alunos dos 7º e 9º Termos do curso de Direito participem das audiências.

O Cejusc atende a população de Adamantina, Flórida Paulista e Mariápolis. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas na avenida Dr. Ademar de Barros, 130, Centro – Adamantina/SP.

A palestra foi ministrada pela Dra. Ruth Menegatti, juíza da 3ª Vara de Adamantina