Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Drª Márcia Zilioli Bellini, e Coordenador Geral de Pesquisa, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos (Foto: Priscila Caldeira| UniFAI)

Os congressos científicos da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) terão início na segunda-feira (23), no Câmpus II da instituição, e seguem até o dia 27.

O XI Congresso de Iniciação Científica (XI CIC), de nível universitário; o X Congresso de Iniciação Científica Júnior (X CIC Júnior), voltado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico; e o VII Congresso de Pesquisa Científica da UniFAI (VII CPC), voltado a graduados, professores e pesquisadores registram 1,2 trabalhos e 2.562 autores.

No CIC Júnior houve recorde no número de inscritos, com 376 trabalhos. Inserido no CIC Júnior está a IV Jornada Regional de Lançamento de Foguetes, que será realizada no dia 25, às 16h.

A novidade desta edição foi a inclusão de categorias de artigos científicos, tais como artigo de Revisão, Artigo Original e Relato de Caso. “Pensamos nessa inserção para futuras publicações dos artigos nas revistas científicas da instituição, a fim de incentivar o aluno a dar sequência na sua carreira acadêmica e se destacar numa possível seleção de mestrado e doutorado”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Drª Márcia Zilioli Bellini.

Edição comemorativa do CIC Júnior

Os eventos científicos da UniFAI, que acolhem centenas de autores para a apresentação de produções acadêmicas em Adamantina, têm um caráter comemorativo este ano com a realização da 10ª edição do CIC Júnior. Esse congresso contabiliza a participação de 75 unidades escolares de 46 municípios.

Integrando o evento, além da apresentação de trabalhos em forma oral ou de pôster, haverá a II Jornada de Maquetes e a IV Jornada Regional de Lançamento de Foguetes, que será realizada no dia 25, às 16h.

“Foi o primeiro evento do gênero no Brasil e hoje respeitado por todas as autoridades educacionais, por ser uma verdadeira iniciação científica de base, estimulando a pesquisa no ensino básico e fomentando a formação de pesquisadores que o nosso país tanto necessita”, ressalta o Coordenador Geral de Pesquisa da UniFAI, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos.

Para ele, é uma satisfação acompanhar os eventos científicos da UniFAI, que “conquistaram seu espaço tornando o momento científico da Alta Paulista”.

Voltado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, a 4ª Jornada Regional de Lançamento de Foguetes do Centro Universitário de Adamantina tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Premiação

Os trabalhos dos congressos científicos serão premiados por área de conhecimento, conforme critérios a serem analisados pela banca de professores avaliadores, tais como domínio do conteúdo; objetividade e clareza na apresentação; materiais e métodos; resultados e discussões; relevância do tema; relação do trabalho escrito com a apresentação oral; e determinação nas respostas às questões formuladas pelo(s) avaliador(es).

No CIC Júnior, com apoio cultural da Haddad Organização Social (HOS), a premiação será de 40 bicicletas. Já para o CIC e CPC, os melhores trabalhos serão premiados com HDs externos e tablets, com apoio cultural da Carelli Informática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here