A preocupação com o corpo bonito leva muitas pessoas a buscarem soluções rápidas e muitas vezes perigosas. Dietas desequilibradas, automedicação e uso abusivo de suplementos são alguns dos exemplos praticados, e de risco.

A nutricionista Mara Elisa Pelloi Merloti orienta sobre a alimentação correta
A nutricionista Mara Elisa Pelloi Merloti orienta sobre a alimentação correta

Com avanços na área da nutrição, pode-se aliar uma conduta nutricional a tratamentos estéticos. Conheça os principais distúrbios estéticos e como a nutrição pode ajudar no tratamento:

Acne

A acne é uma afecção que acontece no interior da pele, devido o aumento da produção sebácea, ocorrendo um processo inflamatório no local. “Estudos mostram que o aumento de gorduras na alimentação, dietas ricas em açúcares e pobre em fibras podem estar relacionado à piora do quadro”, explica a nutricionista Mara Elisa Pelloi Merloti.

Celulite

A celulite é uma inflamação no tecido conjuntivo, sendo caracterizado pelo surgimento de ondulações na pele. O aparecimento da celulite depende de vários fatores como a predisposição genética, os fatores hormonais, a alimentação e a vida sedentária. “Uma dieta rica em alimentos inflamatórios, isto é, rico em carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados contribui para que haja a inflamação, podendo favorecer o surgimento das celulites”, orienta Mara.

Envelhecimento da pele

A dieta com predomínio de produtos industrializados, altamente calóricos, com alto teor de sódio e gorduras, além do baixo teor de fibras, vitaminas e minerais leva ao envelhecimento precoce. “Uma alimentação rica em antioxidantes, além de retardar os efeitos do envelhecimento, melhora o aspecto da pele”, comenta.

Cabelos e unhas

Ainda, segundo a nutricionista, dietas restritivas que visam emagrecimento rápido podem ter alto impacto na saúde dos cabelos e unhas. “Alimentos ricos em vitamina A, C, Vitaminas do complexo B, Minerais (zinco, ferro) e Ômega 3 estão diretamente relacionados com o crescimento, estrutura e cor dos cabelos”, diz Mara.

Tratamento nutricional

A profissional esclarece que é extremamente importante que o intestino esteja em pleno funcionamento para que a absorção dos nutrientes ocorra efetivamente. Para isso, a dieta deve ser rica em fibras (farelo de aveia, arroz e pães integrais), frutas, verduras e legumes variados, além de um grande consumo em água. “Em alguns casos podem ser necessário um tratamento específico para restabelecer a flora microbiana intestinal, com orientação de um profissional”, explica Mara, que completa: “de uma forma geral, os tratamentos estéticos aliados a uma dieta balanceada, trazem saúde e bem-estar e são os resultados de um cuidado que se inicia de dentro para fora, mantendo o corpo em equilíbrio e proporcionando beleza e boa forma”.

Os alimentos antiinflamatórios são aliados no tratamento estético. “Ingerir alimentos antiinflamatórios com regularidade reduz a inflamação e ajuda a equilibrar o metabolismo”, destaca.

São eles: frutas, verduras, castanhas, peixes, grãos e alimentos integrais, açafrão, aveia, semente de linhaça, azeite de oliva, suco de uva integral, chá-verde, cacau, ovos e carnes em geral, feijões, ervilhas, lentilhas, alho, gengibre, entre outros.

“Um acompanhamento nutricional combinado a exercícios físicos é o mais indicado às pessoas que desejam alcançar aquilo que consideram o seu próprio ideal de beleza, e o que é melhor, ser bonito com saúde”, finaliza a nutricionista.

Serviço

A nutricionista Mara Elisa Pelloi Merloti atende no Instituto de Reabilitação Drª. Isabela Albanez, em Adamantina, e na clínica Marton Odontologia e Associados, em Flórida Paulista. Informações no: (18) 99613-4181.

tabela