Conselho Municipal do Comércio realiza nova reunião com prefeito Márcio Cardim

Os problemas no trânsito de Adamantina e iluminação de Natal no final do ano voltaram a ser debatidos durante reunião do Conselho do Comércio Varejista com prefeito Márcio Cardim e vice Ana Maria Micheloni. A reunião foi realizada na segunda-feira (14), com a presença do presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina), Sérgio Vanderlei da Silva, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Renato Capobianco, presidente da Associação dos Engenheiros, Daniel Robles, e empresários locais.

Sérgio Vanderlei, que também preside o Conselho, afirmou que o objetivo é alinhar os desejos do comércio de Adamantina com as ações do poder público. Por isso, assuntos que foram pautas em outros encontros foram novamente discutidos. “O trânsito da área central é um problema que se arrasta há anos e nunca houve um estudo efetivo para sua melhoria. E, a iluminação de Natal, deixada de lado na última Administração, é essencial para alavancar às vendas do comércio no final do ano. Assim, é essencial voltarmos a estes assuntos até que uma solução seja realmente encontrada, pela prefeitura, com apoio do empresariado”, disse.

Em relação ao trânsito, a Associação dos Engenheiros está encabeçando um estudo, que será realizado por uma empresa especializada, para avaliar e levantar os pontos que devem ser melhorados no trânsito da área central. “Também estamos buscando um alinhamento com a Comissão Municipal de Trânsito para que não haja mais mudanças até a finalização do estudo”, explica Sérgio Vanderlei.

Já sobre a iluminação de Natal, a vice-prefeita explicou que todo o material utilizado para esta finalizado não será reaproveitado devido à falta de manutenção adequada da gestão anterior. “Está tudo deteriorado”, informou Ana Maria, que afirmou que a Prefeitura não tem condições financeiras de recuperar a iluminação.

O presidente do Conselho informou que este ano a decoração de Natal deverá contemplar apenas a praça central. A avenida Rio Branco e pontilhão ainda estão em fase de estudo. “A justificativa é sempre a falta de dinheiro, mesmo com aumento da arrecadação. O Município tem que se sensibilizar para esta demanda. A iluminação é um grande atrativo para o comércio local, atraindo consumidores de toda a região. Não deixaremos de cobrar”, enfatizou Sérgio Vanderlei, que complementou: “o comércio também buscará fazer a sua parte, com ações que deixem o centro da cidade mais bonito e atrativo para o Natal”.

Outro assunto que voltou a ser debatido é a revitalização da área central. Em outubro, deverá haver a Semana da Engenharia da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), quando será proposto que o tema seja a reorganização do centro de Adamantina para que os alunos apresentem projetos para a revitalização.

O prefeito comentou ainda sobre o projeto para a troca da iluminação da área central. Segundo ele, na próxima reunião será apresentada a proposta, que contará com apoio do comércio local para sua efetivação.