Sadame Okazaki é homenageada em evento da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Foto: Arquivo Pessoal)

Moradora de Adamantina, Sadame Okazaki foi homenageada em evento realizado em comemoração ao aniversário da imigração japonesa no Brasil, que completou 110 anos no último mês.

Na cerimônia organizada pela Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), foram homenageadas 56 pessoas, entre elas Sadame, que completou 100 anos na segunda-feira (2).

O evento Hakujusha Hyoushou – homenagem aos idosos acima de 99 anos – contou com a participação de representantes da Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina). A cerimônia foi realizada dia 24 de junho, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

“A homenagem tornou-se um ritual de profundo significado para nossos pioneiros e seus familiares – ocasião em que estes entes queridos sobem ao palco para merecido reconhecimento. Na ocasião, lideranças da comunidade nipo-brasileiras fazem a entrega do diploma de honra ao mérito aos homenageados, juntamente com uma lembrança, sob os aplausos de reconhecimento da comunidade em geral. Um gesto que muito tem alegrado e enchido de satisfação nossos pioneiros”, pontua a presidente da Acrea, Noriko Saito.

Família de Sadame Okazaki e representantes da Acrea durante homenagem, em São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)