(Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Uma das associações de colônia japonesa mais tradicionais do interior paulista, a Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina) comemorou 67 anos de fundação em festividade realizada neste sábado (21), em Adamantina.

Presidida por Noriko Onishi Saito e Yusque Miyamura, a diretoria da entidade preparou diversas ações para celebrar a data, como homenagens aos 25 presidentes da Acrea e aos 36 anos do Departamento de Atletismo, além de recepção dos ex-moradores da Colônia Japonesa de Adamantina, da qual já foram sócios fundadores e atualmente residem em outras regiões e/ou estados.

Em festiva realizada no auditório do Campus II da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), os ex-presidentes da Associação foram homenageados pela atual diretoria da Acrea. Estiveram presentes Katsue Endo (representando Ihity Endo), Noriko Ikeda Morinaga (representando Nobuo Ikeda), Nelson Tadao Matsuda (representando Chujiro Matsuda), Jorge Sakai Tanikawa Júnior (representando Tsunekiti Sakai), Fumiko Shimizu (representando Tomizaburo Shimizu), Edithe Kawano Horibe (representando Koke Kawano), Fumiaki Munemassa (representando Kanematsu Munemassa), Teruko Araki Kamitsuji (representando Sussumu Araki), Elisa Haga Ando (representando Tetsushi Haga), Edson Fujimori (representando Toshio Fujimori), Carlos Roberto Nakadaira (representando Carlos Nakadaira), Jorge Tanikawa (representando Akira Tanikawa), Osvaldo Mitsuaki Ushiro (Toshiari Ushiro), Osvaldo Kunio Matsuda (Mário Matsuda), Adauto Matsuoka, Acácio Haga, Nivaldo Uemura, Alcides Kobori e Shioiti Shimoda.

Participaram ainda da solenidade o prefeito Márcio Cardim, presidente da Câmara Eduardo Fiorillo e vereadores, reitor da UniFAI Paulo Sérgio da Silva, coronel de Polícia Militar Marcos Makoto Noda, comandante da 2ª Cia de Adamantina, capitão PM Júlio Marcelo Romagnoli, e o chefe de instrução do Tiro de Guerra, 1º Sargento Marcelo Eduardo Brufatto.

Também, durante a festiva, houve homenagem ao casal Takeshi e Toshie Matsuda, que atua no Departamento de Atletismo da Acrea, uma estrutura que há 36 anos promove o atletismo e tem revelado talentos para Adamantina. Em seguida, aconteceu a inauguração da nova denominação do Recinto Esportivo em homenagem ao casal.

Durante a noite, um jantar para convidados foi realizado na sede social da Acrea.

“A Acrea teve a iniciativa de promover esta festa, reconhecendo e agradecendo aos pioneiros da colônia que formaram essa comunidade Nikkei ao longo dos 67 anos de colonização japonesa em Adamantina, com destaque as personalidades que tão bem representaram e representam os vários segmentos da sociedade brasileira com grande orgulho e não poderia deixar de registrar os fatos ocorridos no passado que são de tamanha importância para construção de nossa história”, destacou a Comissão Organizadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here