Coleta de lixo sofrerá alterações a partir de segunda-feira

As mudanças fazem parte do programa ‘Lixo Bom’, que visa reduzir a quantidade de rejeitos destinados ao aterro sanitário que corre risco de ser interditado pela Cetesb

Com objetivo de melhorar o serviço, a coleta de lixo sofrerá alterações a partir de segunda-feira (31), em Adamantina. As mudanças fazem parte do programa ‘Lixo Bom’, que visa reduzir a quantidade de rejeitos destinados ao aterro sanitário que corre risco de ser interditado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O diretor do departamento de Gestão de Resíduos da Prefeitura de Adamantina, Alysson Quinto, explica que a cidade foi dividida em seis setores para um rodízio da coleta dos recicláveis, orgânico e folhas. “É indispensável a colaboração do munícipe, que é a principal ferramenta para chegar no resultado proposto. O comprometimento da população em separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, respeitando os dias corretos para cada tipo também é fundamental, pois assim teremos uma redução de lixos misturados que dificultam a triagem dos materiais e comprometendo a Campanha de Coleta Seletiva e Orgânica”, destaca.

Nos dias de coleta seletiva, o recolhimento do lixo reciclável será feito com caminhão gaiola, de porta em porta, atribuindo várias vantagens, sendo a principal delas a fácil visualização de que é realmente uma “coleta seletiva”, incentivando a adesão da campanha. Outra vantagem é a melhora da qualidade dos materiais recicláveis, não sendo compactado, sujando e misturando com outros resíduos.

Com a criação de um dia somente para recolher folhas, a Prefeitura volta a fazer a compostagem, gerando o adubo orgânico que poderá ser utilizado no Viveiro Municipal, praças e plantações (na cana-de-açúcar e eucalipto, por exemplo), havendo a possibilidade, após licenciamento, de utilizar também na agricultura familiar.

Confira o cronograma de coleta. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Setor 1 (centro)
Reciclável – Sexta-feira
Folhas – Terça-feira
Orgânicos – Segunda, quarta, quinta e sábado

Setor 2 (Eldorado, Portugal, Tangará, Vl. Industrial, Vl. Freitas, Pq. das Nações, Pq. Universitário, Jd. Adamantina, Campus II e adjacências)
Reciclável – Segunda-feira
Folhas – Sexta-feira
Orgânicos – Terça, quarta, quinta e sábado

Setor 3 (Jd. Brasil, Vl. Jamil de Lima, Vl. Jardim, Pq. do Sol, Pq. Itamaraty e adjacências)
Reciclável – Terça-feira
Folhas – Quarta-feira
Orgânicos – Segunda, quinta, sexta e sábado

Setor 4 (Bela Vista, Jd. Dos Poetas, Estância Dorigo, Oiti/Tipuanas, Cicma, Oliveiro, Jd. Aeroporto e adjacências)
Reciclável – Quarta-feira
Folhas – Quinta-feira
Orgânicos – Segunda, terça, sexta e sábado

Setor 5 (Vl. Joaquina, Mario Covas, Alamandas, Pq. Itapuã, Ipiranga, Pq. Iguaçu, Cecap, Jd. Europa, Jd. Paulista, Parque dos Pioneiros e adjacências)
Reciclável – Quinta-feira
Folhas – Segunda-feira
Orgânicos – Terça, quarta, sexta e sábado

Setor 6 (Parque dos Lagos)
Reciclável – Sábado
Folhas – Segunda-feira
Orgânicos – Quarta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here