Clóvis Donizete Fiorentim (Secretaria de Cultura), Janaina Moraes Gomes (Sincomercio Nova Alta Paulista), Jesana Lima (Diretora de Comunicação da UniFAI) e Ricardo Bispo (jornalista do jornal Folha Regional) participam do lançamento do Circuito Sesc de Artes, em São Paulo (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Música, dança, teatro e literatura são algumas das diferentes linguagens artísticas que o Circuito Sesc de Artes traz para Adamantina em abril. Na terça-feira (20), representantes do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), da Prefeitura e da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), além da imprensa local, participaram do lançamento do roteiro cultural que percorrerá 120 cidades do estado de São Paulo.

Com objetivo de democratizar o acesso à cultura em municípios do interior, levando diversas atividades artísticas para as praças de cidades que não possuem unidades operacionais da instituição, o Circuito é organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e promovido pelo Sincomercio em parceria com as prefeituras.

O lançamento do Circuito Sesc de Artes trouxe uma amostra do que será apresentado em todo o Estado entre os dias 6 e 22 de abril. Lucélia e Osvaldo Cruz também recebem o evento.

Participaram do lançamento Jesana Lima (Diretora de Comunicação da UniFAI), Janaina Moraes Gomes (Sincomercio Nova Alta Paulista), Clóvis Donizete Fiorentim (Secretaria de Cultura) e Ricardo Bispo (jornalista do jornal Folha Regional).

“O evento foi brilhante e muito bem organizado! As atrações que irão percorrer o interior, principalmente nos municípios de Adamantina, Lucélia e Osvaldo Cruz, são de altíssimo nível. Um presente para a população adamantinense que poderá assistir e participar de atividades totalmente gratuitas, que só têm a agregar e enriquecer o nosso conhecimento cultural”, destaca Jesana Lima.

O presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista, Sérgio Vanderlei da Silva, confirmou a realização do evento itinerante no dia 13 de abril, a partir das 16h, na praça Élio Micheloni, em Adamantina. “Uma programação diversa e provocativa que estimula ideias e formas de sentir e pensar. O Circuito Sesc de Artes democratiza a cultura e propõe a integração entre as mais diferentes manifestações artísticas e o público espectador. É uma oportunidade de articular arte, democracia e cidadania”, destaca.

Moacyr Luz, com o ‘Samba do Trabalhador’, é uma das atrações do Circuito Sesc de Artes em Adamantina (Foto: Nano Ribeiro)

Atrações

Em todo o Estado, a programação envolve 110 trabalhos artísticos com 400 artistas em 1 mil apresentações. Na dança, o público adamantinense poderá conferir a ‘Performances Fabulosas’ de Carolina Velásquez, além de laboratório com a participação do público; no circo, as atrações são os espetáculos ‘Carta Branca’ e ‘Malabarismo Possível’, da Cia. Do Relativo; o Circuito traz as performances literárias ‘Leia – Biblioteca na Praça’, da Muda Práticas Culturais e Educativas, e ‘Escuta Aí & Conta um Cuento?’, de As Meninas do Conto; Adamantina receberá ainda apresentação de ‘Realidade Virtual’ em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e nas artes visuais, ‘Serigrafia: Uma Viagem pela Pop Art’, do Quiosque Cultural.

Para finalizar o roteiro cultural, o Circuito Sesc traz para a cidade o ‘Samba do Trabalhador’, tradicional roda de samba do Rio de Janeiro comandada pelo cantor, músico e compositor Moacyr Luz, que tem mais de 100 composições gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Beth Carvalho.

Confira a programação completa clicando aqui.