Os cipeiros (como são chamados os integrantes da CIPA) afixaram cartazes nas portas das salas de todos os blocos e espalharam panfletos nos para-brisas dos veículos (Foto: Arquivo Pessoal)

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) realiza nesta semana uma campanha de conscientização no trânsito da área interna dos câmpus da Instituição, em especial o estacionamento do Câmpus II.

Os cipeiros (como são chamados os integrantes da CIPA) afixaram cartazes nas portas das salas de todos os blocos e espalharam panfletos nos para-brisas dos veículos. “Nosso objetivo é conscientizar os alunos e visitantes sobre o uso correto do estacionamento, principalmente visando ao respeito das vagas exclusivas”, explicou Elaine Cristina de Souza, presidente da CIPA.

Esse foi um dos problemas identificados pelo órgão e a ação pretende colher, como resultados, mudança de hábitos em todos os que utilizam os espaços comuns dos câmpus. “O resultado esperado [dessa ação] é a conscientização no uso correto das vagas, respeitando o próximo e tornando melhor o fluxo dentro do câmpus”, concluiu Elaine.

Atribuições
A CIPA tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos com a participação do maior número de trabalhadores, além de elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Outra responsabilidade da Comissão é participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho e realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes executa na UniFAI as ações de inspeções permanentes nos locais de trabalho, auxílio na implementação de novas ações de prevenção de acidentes, fiscalizações preventivas como em relação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), supervisão do cumprimento das Ordens de Serviços (OS) e incentivo à participação dos trabalhadores nas campanhas internas de prevenção de acidentes do trabalho ou de qualidade de vida.

Os cipeiros se reúnem mensalmente para discutir assuntos relacionados à prevenção de acidentes de trabalho na Instituição. A próxima reunião ordinária está marcada para o dia 19 de abril.