Centro de Saúde de Salmourão realiza teste rápido de HIV e sífilis

A iniciativa é parte de campanha da ação mundial de luta contra a AIDS. O teste é rápido e sigiloso.

Entre os dias 25 a 28 de novembro, o Centro de Saúde de Salmourão fará teste rápido para detecção de HIV e sífilis. A iniciativa é parte de campanha da ação mundial de luta contra a AIDS. O teste é rápido e sigiloso.

A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

A enfermeira Gabriela Bertassi Tola, coordenadora da campanha, explica que a meta é dobrar a quantidade de exames realizados em 2014, quando foram feitos 38 testes. Devem procurar o serviço pessoas com suspeita de contaminação ou que tenham passado por situação de risco. Nesse contexto se incluem relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo). O teste é seguro, sigiloso, gratuito e dura apenas 30 minutos. Caso o exame dê positivo, haverá encaminhamento para serviço de especializado.

Nos dias 25 e 27, o atendimento será das 13h às 17h. No dia 26, das 17h às 21h, horário destinado aos trabalhadores. E no dia 28, das 8h às 13h. “Não deixem para a última hora, o exame é totalmente sigiloso, ninguém tem acesso às informações”, explica.