No estádio municipal, equipe da Prefeitura destaca investimentos na área esportiva de Rinópolis (Foto: Cedida | Prefeitura)

A 1ª Copa APF Interclubes Internacional deve agitar Rinópolis em janeiro. Reunindo equipes brasileiras, além de outros países da América do Sul, como Argentina e Paraguai, a competição de base deve atrair cerca de mil pessoas durante nove dias de jogos, entre atletas, equipe técnica e familiares.

A possibilidade de receber a competição surgiu depois de a Prefeitura promover melhorias no estádio municipal, que estava há oito anos interditado. A atual gestão investiu cerca de R$ 30 mil no local e, hoje, está adequado às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros.

Com alvará liberado, a principal praça esportiva da cidade foi inaugurada em outubro, mês de aniversário de Rinópolis.

Além das adequações na recuperação do campo, foram investidos recursos na cobertura da arquibancada, nas entradas e saídas do local, nos vestiários, parte elétrica, estacionamento e acessibilidade. “Faltava pouca vontade das administrações anteriores. Com gestão eficiente, e compromissada com a população, conseguimos empregar recursos próprios no estádio, que agora está disponível a população e as escolinhas de futebol”, destaca o prefeito José Ferreira de Oliveira Neto.

A competição

Marcado para acontecer de 19 a 27 de janeiro, o torneio sul-americano será dividido em quatro categorias: sub-11; sub-13; sub-15 e sub-17. “É um importante torneio que reúne equipes de diversos países. Além de incentivar a prática esportiva, a competição movimentará a economia do Município com a vinda de atletas, delegações e familiares que irão consumir durante nove dias no comércio de Rinópolis”, diz Neto.

Esporte em ação

Não é apenas no futebol que a Prefeitura realiza investimentos em Rinópolis. Outras modalidades fazem parte do plano de ação do setor de Esportes, com objetivo de transformar o Município em polo esportivo regional, o que já traz resultados.

Pelo segundo ano, a equipe de vôlei adaptado conquistou a medalha de ouro no JORI (Jogos Regionais do Idoso).

“Temos escolinhas que contemplam as diversas faixas etárias e modalidades. Pensamos no poder transformador do esporte, que educa, socializa e traz saúde a população. Por isso temos um olhar especial para esta área, com investimentos que vão possibilitar a prática esportiva em diversos pontos da cidade”.

Com objetivo de oferecer a população essa condição de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados, a Prefeitura entregou uma academia de ginástica ao ar livre no Residencial Mário Covas.

“O projeto da academia ao ar livre visa dar à população a condição de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados. O uso frequente dos dispositivos de ginástica instalados em espaços públicos auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda de calorias”, explica Neto.

Praças esportivas, como ginásio de esportes e campo de malha e bocha, também receberam melhorias nesta gestão. “Outros exemplos de que quando se tem compromisso com dinheiro público e eficiência na gestão se encontra formas de atender aos anseios da população. Há mais de seis anos os praticantes solicitavam os investimentos no campo de malha e bocha, sendo realizados agora nesta nossa gestão”, disse o prefeito, que destaca ainda projeto implementado este ano no C.E.T.H. (Centro de Talentos Humanos de Rinópolis), possibilitando a inclusão dos alunos especiais no esporte.

“A modalidade é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e de diferentes tipos de deficiência. Ela proporciona o desenvolvimento da autonomia e inclusão social, seus principais objetivos são o desenvolvimento do raciocínio e precisão, técnicas e táticas de jogo, capacidade visual motora e comunicação, desenvolve também a interação e o trabalho em equipe, possibilitando planejar as jogadas”.

Projeto bocha adaptada é desenvolvido em Rinópolis (Foto: Cedida | Prefeitura)

Academia do Residencial Mário Covas foi entregue para população em 2018 (Foto: Cedida | Prefeitura)

Campo de Malha recebeu investimentos da Administração Municipal (Foto: Cedida | Prefeitura)