Caminhada melhora a autoestima e combate a depressão

Os benefícios para quem pratica vão do controle de peso, passando pela melhora da autoestima até a diminuição dos casos de doenças cardíacas

Caminhada é talvez o exercício físico mais recomendado pelos médicos para deixar a vida sedentária. Mas vou perguntar agora, será a caminhada o melhor exercício?

E quem deve responder a essa pergunta é o próprio indivíduo que vai fazer o exercício. Antes de explicar o motivo dessa afirmação vamos tentar ver os benefícios da caminhada, que é um exercício de baixo impacto e baixa intensidade, que, portanto não vai levar o praticante a um esforço muito intenso e isso é coisa de quem tem bom senso.

Existe uma grande discussão sobre a capacidade da caminhada em fazer o indivíduo perder barriga. Claro que é um fator importante juntamente com a boa alimentação, mas talvez não faça o mesmo efeito que exercícios de maior intensidade. Então não coloque muitas expectativas somente na caminhada e saiba que ficar em forma é uma grande jornada.

Uma jornada de esforço e dedicação diária e duradoura e o prêmio vai ser a boa forma física tão desejada. Mas cuidado com as fórmulas mirabolantes que combinam caminhada com dietas proteicas ou vitaminadas, isso pode ser uma armadilha que vai te tirar do bom caminho e da sua jornada.

Estudos recentes demonstram o desenvolvimento de doenças renais associadas ao uso de produtos super proteicos, também conhecidos como “shakes”, então de preferência a uma alimentação balanceada e saudável.

A caminhada é uma atividade física muito popular e de fácil acesso a qualquer iniciante, porém essa atividade vai ser melhor aproveitada se o praticante souber as formas mais corretas de caminhar, levando em consideração intensidade, volume e duração do exercício, fatores determinantes que somente um Educador Físico vai poder orientar.

Os benefícios para quem pratica a caminhada são inúmeros e vão do controle de peso, passando pela melhora da autoestima e autoimagem, diminuição dos casos de doenças cardíacas até diminuição dos casos de desenvolvimento de cataratas causadas pela idade quando comparados a pessoas sedentárias.

Você pode caminhar em uma esteira em casa ou na academia mas acho que você deve sempre dar preferência a caminhadas em parques ou locais destinados a essa finalidade seja pelo contato com a natureza ou pela interação social que isso proporciona.

Aproveite os benefícios da sociabilização e o contato com a natureza. (Foto: Reprodução/Internet)
Aproveite os benefícios da sociabilização e o contato com a natureza. (Foto: Reprodução/Internet)

Bibliografia consultada:

http://perdendobarriga.com.br/caminhada-perde-barriga-ou-e-preciso-correr/

http://estilo.uol.com.br/vida-saudavel/noticias/redacao/2013/06/11/correr-e-melhor-que-caminhar-depende-do-seu-objetivo.htm