Osvaldo Cruz recebeu a Copinha em 2014, 2018 e está pronta para receber em 2019 — Foto: Paulo Taroco / GloboEsporte.com

Alívio e alegria em Osvaldo Cruz. O Estádio Brenão foi liberado e está apto para receber a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os Bombeiros estiveram no local nesta sexta-feira (28) e, junto com a Polícia Militar, emitiram os novos laudos. Com isso, chega ao fim uma novela que durou aproximadamente um mês e que teve desfecho a apenas seis dias da estreia da competição na cidade.

– A gente briga por isso. Corremos atrás disso para acontecer, e enquanto não acontece ficamos preocupados. A sensação é de alívio e alegria. Osvaldo Cruz mais uma vez mostra sua força. Agora é cuidar da Copa em si, e a responsabilidade é maior. Como temos know-how, não podemos deixar cair a qualidade – falou o secretário de Esportes de Osvaldo Cruz, Odair Cavalcante.

O novo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) tem validade de um ano e, assim como o laudo de Segurança, foi aprovado com restrições. Por exemplo, no AVCB, há a seguinte observação: "os setores G, H e I estão interditados".

No site da Federação Paulista de Futebol (FPF), às 16h desta sexta-feira, o estádio ainda aparecia como interditado, mas a atualização deve ser feita nas próximas horas.

– Já enviei o laudo da Polícia Militar para a FPF e estamos enviando o AVCB – disse Odair Cavalcante.

Ainda conforme o secretário, uma equipe de trabalho ainda se encontra no estádio, e o foco na tarde desta sexta-feira está nos detalhes da pintura. A limpeza foi realizada e, no sábado (29), a programação é para que o gramado receba atenção.

A primeira rodada no Brenão está marcada para a próxima quinta-feira (3), com os seguintes jogos: às 13h45, Osvaldo Cruz x Mirassol, e às 16h, Atlético-GO e Legião-DF (veja a tabela completa da competição).

O passo a passo até a liberação

Osvaldo Cruz foi oficialmente confirmada como uma das sedes da próxima Copinha há mais de um mês. Porém, o Brenão se encontrava interditado deste então, por conta do vencimento de quatro dos cinco laudos neste período.

A tabela da competição foi divulgada em 30 de novembro, mesmo dia que Odair Cavalcante disse que a Prefeitura tinha enviado um ofício à FPF com o objetivo de demonstrar a preocupação com a possibilidade do estádio não ser liberado a tempo para o torneio.

Porém, quase uma semana depois, a Prefeitura mudou o tom de discurso, e o prefeito Edmar Mazucato garantiu que a Copinha seria realizada na cidade. Já no último dia 7, o GloboEsporte.com recebeu uma nota dos Bombeiros que contradisse a versão da Prefeitura, de que "várias melhorias" seriam necessárias no local para que o AVCB fosse aprovado.

O Corpo de Bombeiros informou que esteve no local no último dia 20 e que a segunda vistoria realizada em um período de 30 dias também foi reprovada. Já no dia seguinte, Odair Cavalcante garantiu que o Brenão seria liberado na última quarta-feira (26), o que não ocorreu, mas a data foi marcada por mais obras no local.

Na quinta (27), os Bombeiros voltaram ao estádio e o reprovaram pela terceira vez, porém, demonstraram que a liberação estava perto de ocorrer, a qual foi confirmada nesta sexta.