Educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Gustavo Maia

O exercício físico proporciona mais saúde, bem-estar e qualidade de vida e, de tanto nos fazer bem, ganhou seu próprio dia, que foi comemorado na sexta-feira, 6 de abril. A data ressalta que praticar exercícios não se restringe a uma hora na academia ou a apenas um esporte. É possível fazer movimentos desde os mais simples aos mais intensos e em qualquer idade, a partir de uma sequência de treinamento nos mais diversos ambientes para estimular o corpo.

O educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Gustavo Maia, destaca os inúmeros benefícios que a prática regular de atividades físicas oferece, comprovados em estudos realizados pelas instituições de ensino mais renomados do mundo, como a Universidade de Harvard.

“Segundo o estudo em referência [Leisure Time Physical Activity of Moderate to Vigorous Intensity and Mortality: A Large Pooled Cohort Analysis], até mesmo as atividades físicas de lazer, como caminhada e andar de bicicleta, contribuem de forma decisiva para uma vida mais longa”, pontua o profissional.

Em nível nacional, o educador físico destaca estudos realizados pela Universidade de São Paulo, que comprovam que os benefícios da prática regular de atividades físicas se estendem para pessoas de diferentes idades, uma vez que a vida saudável, sobretudo, na terceira idade, está condicionada a uma série de requisitos, que incluem de forma peculiar a prática regular de atividades físicas.

“Em outro estudo, realizado pela Universidade de Minas Gerais, comprovou-se a influência da atividade física no nível de pressão arterial, obtendo-se resultados que indicam a prática regular como estratégia complementar no tratamento da hipertensão arterial”, informa.

Tais exemplos, citado pelo educador físico ou tantos outros, reforçam a importância da mudança de atitude, optando por um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, de mais saúde para desfrutar de tudo o que a vida oferece.

“Antes de encerrar uma dica muito importante: deve-se consultar um profissional de Educação Física qualificado para a devida orientação quanto aos cuidados indispensáveis para se iniciar qualquer tipo de atividade física”, ressalta.

 10 principais benefícios proporcionados pela atividade física

Auto-estima
Pessoa mais saudável, autoestima mais elevada!

Social
Conhecer pessoas mais saudáveis de corpo e mente

Físico
Ganho na estética

Saúde
Prevenção de inúmeras doenças, principalmente cardiovasculares

Sexual
Melhora no desempenho

Coordenação
Estimula movimentos que, se não forem repetidos, são esquecidos

Capacidades física
Estimula a resistência, força, velocidade e flexibilidade, uma mais que as outras dependendo do esporte

Mental
Estimula o poder de raciocínio

Metabolismo
Estimula o metabolismo corporal

Respiratório
Melhora o sistema respiratório

Colaborou: ativo.com

Serviço
Gustavo Maia
Educador físico e especialista em fisiologia do exercício
(18) 9.99700-1292