Música, dança, teatro e literatura são algumas das diferentes linguagens artísticas que o Circuito Sesc de Artes traz para Adamantina nesta sexta-feira (13).

Com objetivo de democratizar o acesso à cultura em municípios do interior, levando diversas atividades artísticas para as praças de cidades que não possuem unidades operacionais da instituição, o Circuito é organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e promovido pelo Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista) em parceria com a Prefeitura de Adamantina.

Este ano, o evento cultural acontece a partir das 16h, na praça Élio Micheloni. “Uma programação diversa e provocativa que estimula ideias e formas de sentir e pensar. O Circuito Sesc de Artes democratiza a cultura e propõe a integração entre as mais diferentes manifestações artísticas e o público espectador. É uma oportunidade de articular arte, democracia e cidadania”, destaca o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista, Sérgio Vanderlei da Silva.

Confira as atrações que estarão em Adamantina:

Performances Fabulosas | Carolina Velasquez (SP)
Os Fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez que mistura elementos humanos, animais e da fantasia. Junto com Mainá dos Santos e Iara de Souza, o público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração, em um exercício coletivo de dança, movimento e improvisação.

Laboratório de Performances Fabulosas | Carolina Velasquez (SP)
Os participantes recebem palavras-chave e iniciam uma sequência de jogos teatrais com o objetivo de sensibilizar-se ao próprio corpo e ao grupo. Vestindo as máscaras e roupas dos Fabulosos (seres criados pela artista que misturam elementos humanos, animais e da fantasia), cada um poderá criar gestos e movimentos baseados em seu dia a dia ou na livre imaginação, em uma grande brincadeira.

Carta Branca | Cia. do Relativo (SP)
Inspirados por linguagens contemporâneas, quatro artistas ocupam e transformam o espaço vazio com bancos, bolas e tábuas de madeira, que passam a voar pelos ares e deslizar pelo chão. Danielle Siqueira, Victor Abreu, Otavio Fantinato e Tássio Folli combinam elementos do circo, como malabarismo e acrobacias, com dança e música executada ao vivo.

Malabarismo Possível | Cia. do Relativo (SP)
Com a mediação dos artistas, o público participa de jogos cooperativos em sete instalações especialmente desenvolvidas para propiciar uma iniciação a diversas técnicas de malabarismo.

Moacyr Luz & Samba do Trabalhador (RJ)
O Samba do Trabalhador é uma tradicional roda de samba realizada às segundas-feiras na zona norte do Rio de Janeiro e comandada pelo cantor, músico e compositor Moacyr Luz. Com mais de 100 músicas gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Beth Carvalho, ele vai comandar uma roda de samba completa no Circuito Sesc de Artes.

Leia – Biblioteca na Praça | Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.

Escuta Aí & Conta um Cuento? | As Meninas do Conto (SP)
O grupo paulista de contadoras de histórias apresenta duas ações que permitem grande interação com a plateia. Em “Escuta Aí”, elas fazem intervenções com poemas, quadrinhos, canções e adivinhações, enquanto “Conta um Cuento?” tem histórias e músicas tradicionais de países latinos como Venezuela, Costa Rica, República Dominicana e também do Brasil.

Realidade Virtual |Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

Serigrafia Pop Art | Quiosco Cultural (SP)
Oficina sobre a técnica da serigrafia com temática especial da pop art, movimento artístico que teve seu auge nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os participantes vão conhecer a técnica, experimentar a impressão em papel e tecido e criar peças com inspiração na pop art e também em ícones brasileiros.