Prefeitura não recolhe lixo colocado no dia incorreto no centro de Adamantina (Foto: Janaina Moraes)

A semana está sendo marcada pela mudança na coleta do lixo de Adamantina. Ao contrário do objetivo inicial, que era de melhorar o serviço para destinação adequada dos resíduos, os primeiros dias de alteração estão sendo marcados por reclamações que se multiplicam pela cidade devido à falta de informação sobre o dia correto de coleta.

Quem andou pelo centro de Adamantina nesta quarta-feira (2), percebeu um amontoado de sacolinhas de lixo pelas calçadas. Dia em que somente o resíduo orgânico foi recolhido, quem colocou folhas ou recicláveis para coleta teve que se conformar com o lixo em frente aos estabelecimentos comerciais e residências, já que, conforme divulgado pela Prefeitura, apenas o resíduo correto do dia será coletado. “Nasci aqui, estou neste lugar há 47 anos. Nunca vi isso, descaso! O caminhão do lixo passou, mas não pegou”, comentou Wilson Parrilla, nas redes sociais.

Alguns, reclamam da falta de divulgação. Outros, dizem que houve alteração na informação divulgada anteriormente. “Primeiro, teriam que preparar a população, divulgar bem antes de começarem a coleta. Muitos nem tem acesso à internet e também não receberam os panfletos. Tudo nessa vida não da certo sem um bom planejamento. População está toda perdida, e a cidade cheia de lixo. Isso se chama falta de comunicação”, disse Sueli Dias, também pelas redes sociais.

Prefeitura esclarece

O diretor do departamento de Gestão de Resíduos da Prefeitura de Adamantina, Alysson Quinto, explicou ao Gi Notícias que as mudanças feitas são necessárias para reduzir a quantidade de rejeitos destinados ao aterro sanitário que corre risco de ser interditado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“Como toda alteração existe um período de adaptação. O planejamento é que em 15 dias toda a coleta seja normalizada. Enquanto isso, necessitamos da colaboração da população. Os agentes comunitários de saúde estão entregando panfletos com os dias corretos de coleta de cada setor e no site da Prefeitura, você encontra o mapa completo. Além disso, em pontos estratégicos, como postos de saúde e paço municipal, são distribuídos mapas informativos”, esclarece.

Quinto enfatiza que o não recolhimento do lixo colocado no dia incorreto é para criar um hábito na população. “Temos que ser rigorosos. Somente assim, cria-se um costume em colocar os resíduos no dia correto de recolha em seu setor. Mas, devido ao acumulo em alguns pontos, como no centro, iremos fazer a coleta no final do dia. Porém, na próxima semana, o rigor continuará. Para cada dia, um tipo de lixo será recolhido em cada setor”, explica.

Sobre mudanças, o diretor do departamento de Gestão de Resíduos disse que não pretende realizar novas alterações, mas, se houver, será informado antecipadamente.

Quinto solicitou ainda colaboração e paciência da população sobre as mudanças. “É indispensável à colaboração do munícipe, que é a principal ferramenta para chegar no resultado proposto. O comprometimento da população em separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, respeitando os dias corretos para cada tipo também é fundamental, pois assim teremos uma redução de lixos misturados que dificultam a triagem dos materiais e comprometendo a Campanha de Coleta Seletiva e Orgânica”, finaliza.

Para conferir o mapa de coleta de lixo clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here