Consumidores devem ficar atentos as dicas do Procon para compras deste final de ano (Foto: Gustavo Castellon | Grupo IMPACTO)

Dezembro para o comércio é sinônimo de aumento nas vendas, filas nos caixas, pacotes coloridos e muito corre-corre de última hora: são as compras de fim de ano.

Para quem ainda vai aproveitar este final de semana para ir às compras, o Procon de Adamantina elaborou algumas dicas para os atrasadinhos, que muitas vezes podem comprar no impulso e não verificam itens essenciais do presente.

Perfumes e cosméticos

São presentes muito procurados no período natalino. Fique atento à rotulagem desses produtos, pois nela deve constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição e modo de uso e precauções e cuidados no manuseio;

Produtos têxteis

Quando o consumidor compra roupas, tecidos, toalha ou lençóis acaba se preocupando mais com a beleza e preço dos produtos. Entretanto, a etiqueta de identificação deles é muito importante, pois o consumidor pode conferir informações sobre o fabricante/importador, indicação de tamanho e conservação.

Eletro

Ao adquirir eletrodomésticos, solicite, no local, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Teste as funções do aparelho e avalie se o mesmo atende as necessidades do seu presenteado.

Equipamentos de informática também merecem especial atenção, a compra deve ser norteada para a utilização da máquina. Quem não é especialista em informática deve consultar publicações especializadas. Este tipo de produto deve vir acompanhado com um manual de instruções em linguagem didática e com ilustrações e também uma relação com a rede de assistência técnica autorizada.

Brinquedos

Brinquedos são produtos de certificação compulsória desde 1992, ou seja, para serem comercializados necessitam do símbolo de identificação da certificação do Inmetro, pois o mesmo garante ao cidadão a certeza de que esse produto passou por uma série de testes em laboratórios.

Preços

Deacordo com a Lei 12.733, de 11 de outubro de 2007, todo estabelecimento comercial é obrigado a identificar na mesma dimensão: os preços à vista, valores das parcelas e os juros dos produtos comercializados.

Outras dicas

O local da compra é também fator determinante. Lojas estabelecidas no comércio garantem mais segurança, pois em geral trabalham com produtos acreditados e com nota fiscal.

Fornecedores de mercadorias lacradas, como brinquedos, CDs, DVDs, publicações, entre outros, devem manter uma amostra dessas mercadorias abertas para serem examinadas.

É obrigação do consumidor exigir e dever do estabelecimento em fornecer a Nota Fiscal, uma forma que o cidadão tem para exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria.

Serviço

Mais informações e orientações no Procon de Adamantina, na avenida da Saudade, 1072, no Ganha Tempo.