Jovens estrangeiros que estão realizando seu intercâmbio no Brasil contaram um pouco da experiência vivida aos jovens candidatos (Foto: Divulgação | Rotary)

O município de Adamantina sediou no sábado, 24, no campus II da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), o primeiro treinamento para famílias e candidatos da edição 2019-20 do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.

O evento reuniu mais de 100 candidatos, assim como os atuais Intercambistas, Oficiais do YEP, Conselheiros e demais Rotarianos que orientaram os presentes sobre a dinâmica e regras do programa, tanto para os de curta duração, quanto para os de longa duração.

As inscrições para o Programa de Intercâmbio 2019-20 encerrou no dia 15 de março. Após essa fase, houve esse primeiro encontro antes da prova que vai selecionar os candidatos, prevista para acontecer no dia 7 de abril, em Assis, com divulgação dos resultados no dia 9, através do site: www.yep4510.org.br. Em seguida, no dia 14, com local a ser confirmado, acontece a segunda reunião de orientação e escolha de vagas (entrega dos applications para os que escolheram vagas para o curta duração). Já entre os dias 15 e 18 de maio, acontece o Treinamento do Programa de curta duração: Anfitrionamento, também com local ser confirmado e em agosto, ocorre o treinamento e entrega dos applications para aqueles que escolheram longa duração.

Através do Programa de Intercâmbio, o Rotary oferece aos jovens a oportunidade de aprender um novo modo de vida, uma nova língua, e descobrir muito sobre si mesmo, passando um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.

Há mais de 75 anos, o Rotary ajuda estudantes e famílias a expandir seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários. O Distrito 4510 possui experiência de mais de 35 anos na realização de intercâmbios de sucesso.

Os Rotary Clubs são constituídos por voluntários que prestam serviços comunitários, seguem altos valores éticos e trabalham pela paz e compreensão mundiais. Para apoiar o programa de intercâmbios, o Rotary conta com cerca de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 32.000 clubes em todo o globo.

O Rotary mantém um forte vínculo com a juventude. Além do Intercâmbio de Jovens, a organização patrocina programas como Interact , Rotaract  e RYLA,  assim como programas de desenvolvimento e orientação profissional.

Acima de tudo, o Rotary International está comprometido com o desenvolvimento e cultivo de um ambiente o mais seguro possível para todos os participantes de atividades rotárias, inclusive o Intercâmbio de Jovens.

No Distrito 4510, que compõem 69 clubes, a sede do Escritório do YEP está sediado em Adamantina, sob coordenação de Paul Bruning, Coordenador do Intercâmbio Internacional de Jovens YEP.

Treinamento da edição 2019-20 do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary reuniu familiares e candidatos em Adamantina (Foto: Divulgação | Rotary)