Osvaldo Cruz está com placas indicativas ao sistema de monitoramento (Foto: Luanna Machado/Metrópole FM)

Apesar da microrregião de Adamantina ser considerada a mais segura do estado de São Paulo, duas ações – uma já concluída e outra em execução – prometem oferecer mais segurança à população e auxiliar as polícias no combate a criminalidade.

Em Osvaldo Cruz, a Aceoc (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz) concluiu a instalação de 50 câmeras de segurança, que monitorará 24 horas por dia 25 pontos diferentes, indicados em um trabalho conjunto com as polícias Militar e Civil. Além das câmeras, a Associação Comercial espalhou, por todo o município, placas indicando o monitoramento 24 horas. Todas as imagens são armazenadas em uma central.

“A gente também pensa no social e sabe que, protegendo as empresas e os nossos associados, acaba, consequentemente, atingindo a comunidade no geral”, destacou o presidente da Aceoc, Edivaldo Marconato.

Câmeras começam a ser instaladas no Jardim Brasil, em Adamantina
Câmeras começam a ser instaladas no Jardim Brasil, em Adamantina

Já em Adamantina, teve início nesta semana a instalação do conjunto de 74 câmeras de monitoramento, que serão distribuídas em 39 pontos da cidade. Os primeiros equipamentos foram implantados na rua Goiás, no Jardim Brasil, altura da rotatória que liga a via com a rua Rio de Janeiro e a avenida Antônio Tiveron.

Além das câmeras, foram adquiridos, pelo fundo gerido pelo Poder Judiciário que recebe valores decorrentes de penas alternativas e transações penais, dois monitores de 43 polegadas e mesa de controle, que ficarão instaladas na sede da Polícia Militar, bem como um tablet com acesso Wi-Fi e 4G para consulta remota das imagens, para a equipe/viatura em policiamento.

A transmissão das imagens para a central, para visualização e arquivamento, se dará por rede de fibra óptica já instalada e disponível na cidade, cedida sem custos pela empresa Microdatanet. O valor do investimento é de R$ 101.397,37.

Serão instaladas 74 câmeras de monitoramento distribuídas em 39 pontos de Adamantina
Serão instaladas 74 câmeras de monitoramento distribuídas em 39 pontos de Adamantina