Prefeito Márcio Cardim e os interlocutores locais do Programa Município Verde Azul Emerson Baptiston e Luciana Fernandes (Foto: Divulgação | Prefeitura)

Após ficar de fora do ranking no ano passado, Adamantina foi novamente certificada com selo Município Verde Azul no último dia 13. Apenas 48 cidades do estado de São Paulo conseguiram atingir nota superior a 80 pontos, sendo apenas dois municípios no Oeste Paulista (Sagres na 25ª colocação do ranking, com nota 84,92, e Adamantina, na 40ª colocação, com nota 80,87).

O ranking foi lançado em 2.007 pelo governo do Estado, por meio da pasta do Meio Ambiente, e tem como intenção medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. “A colocação é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas, e o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável”.

Com a certificação, a cidade tem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição para investimentos em programas, máquinas, equipamentos, obras e melhorias, na área ambiental.

O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (DEM), que esteve presente na solenidade, informou estar satisfeito com o resultado divulgado e atribui a conquista ao conjunto de trabalhos prestados pelo município. “Esse é um trabalho importante prestado e desenvolvido por nós. Os demais municípios deveriam se preocupar com as causas ambientais e ver que essa deve ser uma cultura propagada”, disse ao O Imparcial.

Ainda segundo Márcio, estar entre as 48 cidades que pensam no meio ambiente é a recompensa de um “bom trabalho” da gestão pública, além de ser a garantia de um futuro melhor às próximas gerações. “O pouco que fizemos já foi o suficiente para o reconhecimento. Pretendemos investir ainda mais na causa para os próximos anos”, acrescenta.