A evolução do tratamento de canal

Cáries profundas, fraturas ou trincas nos dentes facilitam a penetração de bactérias que podem infeccionar a polpa, tornando necessário o tratamento de canal. Entenda:

Um dentista ou endodontista realiza o tratamento de canal para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. Ou seja, a Endodontia é uma especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

A cirurgiã dentista Lilian Cristina Borro Pardo explica que este tratamento consiste em variadas manobras técnicas, que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção.

“Hoje, com os avanços tecnológicos na Endodontia, utilizamos de uma instrumentação mecanizada (oscilatórios, rotatórios e sistema reciprocante), localizadores apicais e ultrassom endodôntico, que possibilitam a realização de  sessões únicas no tratamento, consequentemente oferece mais conforto ao paciente, além de proporcionar possibilidade maior de sucesso no prognóstico deste tratamento”, destaca.

Com a utilização desta instrumentação, o índice de dor pós tratamento endodôntico caiu drasticamente, o que garantiu ao endodontista dias mais tranquilos e procedimentos mais ousados. “Pensando oferecer o tratamento mais adequado, a clínica Vitalize oferece todos estes recursos, por isso agende já sua consulta”, finaliza Lílian.

Cirurgiã dentista Lílian Cristina Borro Pardo
Cirurgiã dentista Lílian Cristina Borro Pardo

Serviço

A cirurgiã dentista, Lílian Cristina Borro Pardo, especialista em Endodontista e Clínica Geral, atende na clínica Vitalize que fica na avenida Rio Branco, 193. Telefone: ‪3522-1074.