A espiritualidade nas artes marciais

Neto Bechara é educador físico, apaixonado por ciclismo e escreve semanalmente para o GI Notícias sobre esportes em geral.

A espiritualidade pode e deve ser desenvolvida durante toda vida, a qualquer momento de nossas vidas na verdade, essa é a realidade. O esporte e em especial as artes marciais onde existe muita tradição e filosofia de vida inserida nos seus ensinamentos.

Judô

O judô foi criado no Japão, em 1882, por Jigoro Kano, tendo como base uma arte marcial praticada pelos cavaleiros do Kamakura entre os séculos XII e XIV. No mesmo ano Jigoro Kano inaugurou a primeira escola de artes marciais. Essa modalidade conquistou grande popularidade no mundo pelo caráter disciplinador e de respeito às regras e tradições e se tornou esporte Olímpico nos Jogos Olímpicos em 1964 em Tóquio.

Nas práticas marciais orientais, observa-se uma particularidade na orientação espiritual baseada na relação “Mestre-Discípulo” onde se dá ênfase no desenvolvimento da energia interior e o desenvolvimento do caráter e construção de um genuíno cidadão, em sua essência mais pura como era Adão.

Aikidô

Outra arte marcial muito popular nos dias de hoje é o Aikidô que tem seis pilares de desenvolvimento que são gratidão, entrada, abrir e virar, o poder da respiração, o controle firme e o sistema integrado. Esses pilares integrados direcionam o indivíduo ao “Chinkon Kishin”, serenando o espírito e retornando à fonte.

O Aikidô, se popularizou no mundo depois que o ator e roteirista Steven Seagal que é mestre faixa preta na modalidade introduziu essa arte nas cenas de ação dos seus filmes, muito famosos em Hollywood e uma ótima opção de exercício para quem quer ficar em forma.

Steven Seagal ator e Mestre em Aikido. (Foto: Ilustração/Internet)
Steven Seagal ator e Mestre em Aikido. (Foto: Ilustração/Internet)

Bibliografia consultada:

http://www.tatame.com.br/tatame/colunas/caminho-do-espirito/coluna-caminho-do-espirito-explicacoes-sobre-a-quaternidade-no-budo-e-espiritualidade-no-aikido

http://dojotigre2.webnode.com.br/artes-marciais-a-historia/