8 alternativas ao WhatsApp para usar durante o bloqueio

Às 14h desta segunda-feira (2 de maio), o WhatsApp saiu do ar. A decisão foi de um juiz de Sergipe.

Às 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira (2 de maio), o WhatsApp saiu do ar. A decisão foi de um juiz da comarca de Largarto, no Sergipe.

O aplicativo de comunicação é importante para troca de mensagens entre pessoas. Algumas até usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho.

Se você não consegue viver sem o WhatsApp, seja por motivos profissionais ou pessoais, estas 8 alternativas serão de seu interesse. Veja a seguir.

Telegram

No modo de funcionamento e visual, o Telegram é extremamente parecido com o WhatsApp. Ele tem como diferencial seu esquema de criptografia. As mensagens são enviadas codificadas e reveladas apenas no smartphone da outra pessoa. O conteúdo não é armazenado nos servidores da empresa. Desde o bloqueio do WhatsApp, o Telegram ganhou centenas de milhares de novos usuários brasileiros.

Essa ideia de segurança atraiu, por exemplo, simpatizantes do Estados Islâmico, que usam a rede para comunicação e para disseminar propaganda. O Telegram está disponível, de graça, para Android, iPhone e Windows Phone.

Viber

O Viber é um dos grandes concorrentes do WhatsApp. Ele usa a rede móvel para compartilhar mensagens entre usuários. Ele conta com uma diversidade de stickers que podem divertir as pessoas enquanto elas usam o app.

Um ponto positivo do Viber é que ele funciona em diversos sistemas operacionais. Eles são: Android, iPhone, Windows Phone, Windows 8, BlackBerry, Symbian (Nokia) e tem uma versão para desktop.

Baixe o app no site oficial da empresa.

Line

O Line é um aplicativo semelhante ao Viber. Ele permite o envio de mensagens em texto e ligações por internet, sem custos. Ele permite conversas por vídeo também, sem qualquer cobrança adicional. Você pode baixar o app no site da empresa.

Skype

O Skype é um bom aplicativo para troca de mensagens. Ele é desenvolvido pela Microsoft e tem proporciona também conversas de vídeo. Recentemente, a Microsoft lançou um recurso bacana para usuários brasileiros: a tradução simultânea.

Ele tem versões para notebook e computadores (Windows e Apple), Android, iPhone/iPad, Windows pHone, BlackBerry, Xbox e até para algumas televisões.

Baixe o Skype no site oficial.

Messenger

Se você já usa o Facebook, as chances de que você também use o Messenger são enormes. O aplicativo dedicado da ferramenta de conversas é ótimo. O visual é bem bacana—principalmente graças às cabecinhas flutuantes de cada conversa.

O Messenger tem bons recursos como envio de stickers, possibilidade de enviar GIFs e integração com diversos apps que funcionam dentro dele. O Messenger está disponível para Android, iPhone/iPad e Windows Phone.

Hangouts

O Hangouts é o sistema de mensagens do Google. Uma grande vantagem é que ele está integrado ao sistema Android. Além disso, ele pode ser usado em produtos com iOS e na plataforma web—em um site dedicado ou em serviços do Google como Gmail ou a rede social Google+.

Snapchat

Ok, o foco do Snapchat é em vídeos e fotos. Mas ele também tem um comunicador por texto. Se você é daqueles que passa mais tempos enviando fotos suas pelo WhatsApp, o Snapchat pode substituir o aplicativo enquanto ele estiver bloqueado. Caso você ache o Snapchat uma rede complexa demais, veja este guia que publicamos.

Kakao Talk

O Kakao segue bastante a linha do WhatsApp. Ele precisa de uma confirmação do usuário e liga o app ao seu número de telefone—isso é feito por um SMS. Os contatos são extraídos da agenda presente no smartphone do usuário.

Assim como o WhatsApp, ele permite o envio de mensagens de áudio, imagens, entre outros tipos de conteúdo. Ele está disponível para Android, iPhone, Windows Phone e BlackBerry.

Baixe o app no site oficial.